Berlim recebe o maior museu de arte dedicado ao graffiti





O Urban Nation é o maior museu dedicado à divulgação e documentação da arte de rua e do graffiti. Abriu as portas ao público esta semana com trabalhos de Blek le Rat e Ron English.
Berlim já tem um museu dedicado exclusivamente ao graffiti. O Urban Nation, no distrito de Schöneberg, abriu as portas esta semana e pretende ser a maior instituição dedicada à divulgação e documentação da arte de rua e do graffiti. A inauguração teve direito a uma exposição com cerca de 100 obras de alguns dos artistas de rua mais conhecidos, como Shepard Fairey, Blek le Rat, o artista francês considerado o pioneiro do uso de stencil no graffiti, ou Ron English. Yasha Young, diretora do museu, explicou ao The Guardian que os trabalhos reunidos no Urban Nation não foram retirados de paredes, são uma “extensão do que acontece na rua”. “A arte que temos aqui não é arte de rua e é importante mostrar que estes artistas de rua também fazem trabalhos em tela.” Além de obras de arte, como pinturas e esculturas, o espaço inclui ainda uma biblioteca, com livros e revistas raras, e outra documentação reunida pela fotógrafa Martha Cooper, que acompanha movimento há quatro décadas.
De acordo com Yasha Young, o principal objetivo do museu é ajudar o público a entender que a arte de rua não é apenas um movimento passageiro e que tem importância artística. Ao The Guardian, a diretora admitiu estar preocupada com o rumo que a arte de rua está a tomar e que pretendia que o Urban Nation “desse alguma fundamentação e integridade” ao movimento antes que este seja “engolido pela publicidade”.
Uma posição defendida também por Blek le Rat, um dos nomes fortes do catálogo do museu alemão. “O mercado é muito forte. Precisamos de alguma coisa que proteja o espírito original da arte de rua mas também de uma memória do que acontece nas ruas para as gerações futuras”, disse o francês ao jornal britânico. “Vamos ver como é que este museu muda as coisas no futuro.”
(Art. Observador de 20/09/2017, secção Cultura/Museus)

Nenhum comentário: